Blog Dias & Dias

As origens do turismo

Postado em 5 de março de 2018 por Gisele

O turismo como conhecemos, nasceu no século XIX, como uma consequência da Revolução industrial, com deslocações cuja intenção principal era o lazer, descanso, cultura, saúde, negócios ou relações familiares.

Estes movimentos diferenciavam-se por sua finalidade de outros tipos de viagens motivadas por guerras, movimentos migratórios, conquistas, comércio, entre outros. Não obstante o turismo tem antecedentes históricos claros. E na Grécia clássica davam grande importância ao lazer, e o tempo livre dedicado à cultura, diversões, religião e esporte.

As deslocações mais destacadas começaram a acontecer nas realizações dos Jogos Olímpicos Antigos na cidade de Olimpia, onde iam milhares de pessoas e onde misturavam religião e esporte. Também existiam peregrinações religiosas, como as que iam até aos oráculos de Delfos e de Dodona.

Já durante o Império romano os romanos frequentavam águas termais, eram assíduos de grandes espetáculos, como os teatros, e realizavam deslocações habituais para o litoral.

Estas viagens de lazer ou para ver os jogos ou ainda as peregrinações religiosas foram certamente as primeiras atividades do ser humano que poseríamos qualificar de Turismo.